SINDSAÚDE


Campanha orienta maceioenses sobre riscos da hipertensão

27/04/2013 23:56

 

A secretaria Municipal de Saúde vai realizar nesta sexta-feira (26), na orla de Maceió, uma série de atividades de prevenção e cuidados preventivos contra os riscos da hipertensão, em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, 26 de abril. O objetivo é esclarecer e alertar a população com relação aos cuidados que devem ser tomados para evitar as consequências graves que a doença pode acarretar.

As atividades acontecerão na Praça Sete Coqueiros, próximo à Feirinha da Pajuçara, a partir da 14h30. Além da coordenação de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) da SMS, estudantes de nutrição do CESMAC irão oferecer serviços à população, como aferição de pressão arterial, medição de glicemia capilar, antropometria (peso, altura, índice de massa corporal), avaliação nutricional, além da distribuição de material educativo sobre doenças de áreas abordadas durante a ação.

Ministério da Saúde

A Hipertensão Arterial (HA) é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares, sendo a principal causa de morte no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde a HA é responsável por pelo menos 40% das mortes por acidente vascular cerebral, por 25% das mortes por doença arterial coronariana e, em combinação com o diabetes, por 50% dos casos de insuficiência renal terminal.

No Brasil são cerca de 17 milhões de portadores de hipertensão arterial, o que representa 35% da população acima de 40 anos. O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, comemorado no dia 26 de abril, visa alertar a população a respeito dos perigos causados pela hipertensão arterial.

REPORTAGEM : TNH1

—————

Voltar