SINDSAÚDE


Estado e prefeitura assinam ordem de serviço para UPA de Maceió

20/05/2013 19:31

 

 

Maceió vai ganhar duas Unidades de Pronto Atendimento
Maceió vai ganhar duas Unidades de Pronto Atendimento (Foto: Olival Santos)

 

O Governo de Alagoas e a Prefeitura de Maceió assinam, nesta terça-feira (21), a ordem de serviço para a construção de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) na capital alagoana. A solenidade acontece às 11h, na Rua Cabo Reis, na Ponta Grossa, com a participação do governador Teotonio Vilela Filho e do secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda.
 
Também participam da solenidade os secretários de Saúde do Estado, Jorge Villas Bôas, e de Maceió, João Marcelo Lyra, e o prefeito Rui Palmeira. As duas unidades, que contam com recursos do Governo Federal e contrapartida do Tesouro Estadual, serão localizadas nos bairros do Benedito Bentes e Ponta Grossa, em terrenos doados pela administração municipal.
 
As UPAs vão atender casos de urgência e emergência da capital, possibilitando que mais de 90% das ocorrências do tipo sejam solucionadas no local. “A iniciativa reafirma a parceria entre as três esferas de Governo e irá oferecer à população maceioense um atendimento especializado pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, ressaltou o secretário Jorge Villas Bôas.
 
Segundo a superintendente de Atenção à Saúde, Maria Aparecida Auto, os médicos terão ao seu dispor todo o aparato necessário para a análise do quadro do paciente. “Com isso, poderão decidir se ele será encaminhado a um hospital ou mantido em observação”, disse. “Haverá uma melhor distribuição dos pacientes que se concentram, em sua maioria, no HGE”, acrescentou.
 
As Unidades de Pronto Atendimento contam com estrutura completa, com consultórios; salas de raio-X, sutura, gesso, inalação, aplicação de medicamentos e eletrocardiografia; área de observação, farmácia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação 24 horas.
 
O custeio é feito de forma tripartite, com 50% dos custos arcados pelo Governo Federal, 25% pela Secretaria de Saúde do Estado e os outros 25% pela prefeitura municipal.
 
UPAS
 
Atualmente, Alagoas conta com duas UPAs em funcionamento, nas cidades de Viçosa e Penedo. A primeira delas, inaugurada no último dia 5 julho de 2012, já realizou, até agora, 23.516 atendimentos, com apenas 270 remoções para o Hospital Geral do Estado. A média é de 100 casos atendidos diariamente, chegando a 180 em dias mais cheios.
 
A unidade conta com um total de 82 funcionários, sendo 14 médicos, 16 técnicos de enfermagem e nove enfermeiros. Também compõem o quadro funcional maqueiros, farmacêutico, radiologista e técnicos em radiologia, assistentes sociais, agentes administrativos, recepcionistas, seguranças, auxiliares de serviços gerais e motoristas.
 
Segundo a coordenadora administrativa do posto, Maria Aparecida da Silva Oliveira, a UPA tem feito a diferença na assistência aos moradores de Viçosa. “Com a unidade, houve uma redução considerável no número de encaminhamento de pacientes para o Hospital Geral do Estado (HGE). Mudamos isso e ainda prestamos um atendimento mais humanizado, conscientizando também as pessoas”, diz a gestora.
 
Ela destaca que outro benefício é o sistema de classificação que prioriza o atendimento aos pacientes com casos graves. “No hospital daqui, para onde as pessoas iam antes, o sistema era por ordem de chegada e muitos pacientes graves ficavam esperando durante muito tempo, o que acarreta mais riscos”, lembra Aparecida.
 
A população também ressalta as melhorias desde a inauguração. “O atendimento é muito bom. Antes, precisávamos procurar o hospital e, quando o médico solicitava um exame, por exemplo, tínhamos até que procurar um laboratório particular. Agora, fazemos tudo no mesmo lugar”, diz a professora Elizangela Oliveira, que levou a filha de quatro anos para uma consulta.
 
Filha de uma moradora do município, Karine Carneiro confirma a importância da UPA. “Está ótimo agora, tudo muito melhor. Já precisei dessa UPA várias vezes e sempre encontro um ótimo atendimento aqui, com médicos e toda uma equipe. Mas sempre que estou doente procuro a UPA e sou muito bem atendida”, expõe.
 
Junto com a de Penedo, a unidade de Viçosa foi qualificada pelo Ministério da Saúde no último mês. Para a mudança – que aumenta o volume de recursos para custeio –, ambas tiveram que seguir todos os pré-requisitos determinados pelo MS. Entre eles, atividades de educação permanente, funcionamento da grade de referência e implantação de protocolos de atendimento.
 
Também foram analisados a conformidade com as normas de vigilância sanitária vigentes, a padronização visual da unidade, a apresentação do Plano de Ação Regional de Atenção Integral às Urgências e a cobertura completa do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e de pelo menos 50% da população da cidade na área da Atenção Básica.
 
“O fato de elas seguirem todos esses itens e serem qualificadas demonstra que tanto o Estado quanto os municípios estão empenhados para que o sistema funcione da melhor maneira possível. O atendimento é diferenciado, com ações como a classificação de risco, e é a população que tem a ganhar com isso”, afirma a superintendente de Atenção à Saúde da Sesau.
 
Aparecida Auto destaca que Alagoas já tem mais quatro UPAs para serem inauguradas nas cidades de Palmeira dos Índios, Marechal Deodoro, Maragogi e Delmiro Gouveia, além das unidades de Maceió. Inclusive já está sendo alinhada junto aos prefeitos a tramitação da passagem de gestão para os municípios.
 

FONTE : AGÊNCIA AGORA

 

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!