SINDSAÚDE


Prefeitura anuncia instalação de duas UPAs em Maceió

05/05/2013 12:18

Flávia Duarte e Railton Teixeira

Alagoas24horas
Prefeitura anuncia construção de UPAs
Prefeitura anuncia construção de UPAs

Em visita à Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) na manhã desta sexta-feira, dia 12, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), e o secretário Municipal de Saúde, João Marcelo Lyra, anunciaram a construção e instalação de duas Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) na capital alagoana. As unidades deverão, segundo o prefeito, desafogar os atendimentos do Hospital Geral do Estado (HGE) e dos minipronto-socorros.

 

As unidades serão instaladas no Benedito Bentes e na Avenida Cabo Reis. A construção e manutenção das UPAs acontecerão por meio de parceria entre os governos municipal, estadual e federal. “Já conseguimos o terreno, que vai ser disponibilizado para o Estado realizar a construção e as unidades serão geridas pelo município”, destacou Rui Palmeira.

 

De acordo com o secretário Saúde, a implantação das UPAs custará R$ 4 milhões. Já a manutenção será de R$ 1,2 milhão mensais, onde o município e o estado custearão 25% do valor cada e o Ministério da Saúde os outros 50%.

 

Não há prazo para início da construção e inauguração das unidades. “Após a construção destas UPAs, vamos tentar trazer mais uma UPA, que ainda não tem local definido para instalação”, completou o secretário.

 

Rui Palmeira foi acompanhar o cronograma de distribuição dos medicamentos adquiridos por meio de uma compra emergencial, uma vez que as prateleiras das unidades de saúde estavam praticamente vazias. De acordo com o prefeito, 80% dos medicamentos já chegaram a CAF e serão distribuídos nos 68 postos de saúde e sete unidades de referência de Maceió. “Foi reabastecido o estoque em mais de 80% e estes medicamentos já estão sendo distribuídos para os postos da cidade”, garantiu o prefeito.

 

Quanto à reforma das unidades de saúde da capital, Palmeira destacou que o processo está na Procuradoria Geral do Município (PGM) aguardando um parecer para então dar início às obras.

 

—————

Voltar